Pages

Subscribe:

domingo, 26 de fevereiro de 2012

O amadorismo dos árbitros


Cada vez mais, cada semana mais, sempre mais, acontecem erros absurdos em jogos pelo Brasil. Difícil hoje em dia se ver uma partida inteira sem nenhum lance de equivoco ou de lance polêmico que se repercute na televisão por dias. O Amadorismo dos árbitros no nosso país é claro, mas será que a culpa são só e exclusivamente deles? São maus preparados para aquela função importantíssima, ganham pouco, quase sempre após uma derrota do seu time os treinadores pegam no pé deles, não tem nenhum respaldo de pessoas a cima para ajudar a crescer nesse meio, ou evitar os erros, não pode dar entrevistas devido a ordem do presidente nacional de arbitragem, para de repente explicar alguma interpretação para o público, enfim, é uma verdadeira bagunça.
Eles também tem culpa, erram em coisas bobas as vezes, mas são seres humanos, podem errar uma vez ou outra, mas do jeito que está todo jogo tem um erro que interfere, tentando melhorar isso, agora existem 5 árbitros, mas ainda sim acontece lances que até mesmo perto desse 5º arbitro ele não vê, por exemplo o pênalti inexistente no Jadson, do São Paulo durante semana, estava a 3 metros do lance, e ainda sim ele confirmo a marcação do pênalti. O treinamento precisa ser mais qualificado e mais eficaz, porque é bem injusto uma equipe trabalhar a semana inteira para um jogo e perder depois de um pênalti mal marcado ou ter um gol mal anulado. E no mundo afora não é tão diferente assim daqui não, ontem no jogo Milan x Juventus, um dos maiores clássicos da Itália, o goleiro da Juve tiro a bola de dentro do gol e o bandeirinha não validou o gol, porque acho que a bola não entrou, mas é muito claro que a bola entrou.
A tecnologia para ajuda deveria ser implantada já, para evitar alguns jogos tantas discussões, ajudar ao futebol para que não haja injustiças, mas os chefões da arbitragem no mundo inteiro não se incomodam, porque quem da a cara a tapa é sempre os árbitros que estão dentro de campo enquanto eles enchem o bolso de dinheiro.

                                                Rapidinhas do dia :
Corinthians: Ontem o timão entrou em campo, ganhou do Botafogo, por 1a0 com gol de Adriano imperador, que jogou 90 minutos e mostrou uma evolução grande, o que espera dele daqui pra frente?
São Paulo : O clube e a CBF estão trocando farpas, pela não liberação de Lucas para jogar o clássico deste domingo, ainda mais pela entidade ter liberado o zagueiro Dedé do Vasco, essa história ainda vai dar o que falar.

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

A preparação da seleção brasileira


Será disputada a Copa das Confederações ano que vem, e a Copa de 2014, a qual ambas serão jogados aqui no Brasil. O torneio do ano que vem é disputado pelo campeão da Copa do Mundo anterior, pelos campeões de cada continente e pelo país sede, por isso já estão definidos cinco seleções : Brasil ( país-sede ) , Espanha (Campeã do mundo ), México ( Campeão da América do Norte), Japão ( Campeão da copa da Ásia ) e Uruguai ( Campeão da Copa América ), aguardando o ganhador da Eurocopa de 2012, campeão da Oceania 2012, e vencedor da Copa das nações Africanas 2013. Eu levanto uma questão : Você que está lendo, saberia falar claramente a equipe que hoje é a titular da seleção? A seleção de Mano Menezes não tem uma estrutura definida, ele ainda está testando diversos jogadores, ainda mais depois do fracasso na Copa América no ano passado, sem definir nem no torneio os 11 titulares. A seleção é a atual Bi campeã dessa copa, em 2009 na África do Sul e na Alemanha em 2005 e não pode fazer feio logo em casa, portanto está mais de na hora do treinador arrumar uma equipe e a entrosa-la para que chegue ano que vem bem e principalmente mirando a Copa de 2014, já passou quase 3 anos que assumiu o comando e ainda não tem o padrão de jogo bem definido e perdeu para seleções como Argentina, França, Alemanha e empato com Holanda, mas não apresentando um futebol convincente em quase nenhuma partida a frente do Brasil. O tempo e amistosos serão pequenos esse ano, e ainda tem Olimpíadas, então há uma grande perspectiva de que esse ano ainda não haverá a preparação da forma correta e adequada, montando um time base para que possar ter uma equipe que volte a jogar o tão esperando bom futebol brasileiro, e ganhando títulos. Todos reclamaram do Dunga, mas o ex-técnico pelo menos tinha uma coerência e a seleção apresentava um bom futebol, ganhando a Copa América e a das Confederações, perdendo o jogo contra a Holanda na copa, por alguns erros, mas o planejamento antes da Copa era o certo, agora esperamos todos nós que mesmo com o planejamento errado o fim seja diferente de 2010 e na copa das confederações possamos fazer bonito.

Final do primeiro turno carioca


Como já era de se esperar, os 4 grandes do Rio conseguiram chegar a semi final da Taça Guanabara, só para explicar, o método de disputa do campeonato carioca, é diferente do Paulistão por exemplo. São dois turnos, a Taça Guanabara e a Taça Rio, são 16 times, divido em dois grupos de 8 equipes, as duas melhores de cada grupo vão a semi final, e com os dois campeões de cada turno jogam duas partidas para decidir o campeão do estado, no caso desse semi foram, Botafogo (1º do grupo A) x Fluminense (2º do grupo B) e Flamengo (2º do grupo A) x Vasco (1º do grupo B ).
O primeiro confronto foi Flamengo x Vasco na quarta, no Engenhão. A partida prometia ser de grande emoção e rivalidade, sendo decidida nos erros. Logo aos 2 minutos o mengão já abriu o placar com um belo gol de Vagner Love, com isso o Vascão saiu mais pro jogo, e em uma falha do goleiro Felipe, empata o jogo com Alecsandro aos 16. O jogo continuo quente, até que aconteceu um lance muito bizzaro: Leonardo Moura recupero a bola na área e tocou por baixo do goleiro para o atacante Deivid, com o gol aberto, chutar na trave, um lance para ser lembrado como um dos gols mais perdidos da história. Na volta do segundo tempo, o ritmo caiu, mas aos 32 o craque Diego Souza marcou um gol oportunista e decretou a ida do Vasco para a final. O time cruz maltino levou vantagem em ter um grupo já formado a mais tempo e organizado, já o rubro negro precisa muito melhorar taticamente e tecnicamente.
Na outra semi final, acontecida também no Engenhão, mas na quinta, foi entre Botafogo x Fluminense. O contronto de muita história foi um belo jogo, com bastante volume e vontade, sendo decidido no segundo tempo. Na primeira etapa não ocorreu gols, já na volta do intervalo foram criadas mais chances e quem abriu o placar foi o fogão, em passes rápidos, aos 29, Elkeson chegou cara a cara e não perdou. O tricolor não se entregou e logo igualou, aos 34 o zagueiro Leandro Euzébio marcou após um cruzamento de Deco. Terminando 1a1 o regulamento manda que vá para os pênaltis, nas penalidades máximas o Fluzão levou a melhor e ganhou de 4a3, com Fred, Thiago Neves, Rafael Moura e Anderson marcando e Jean errado, pelo lado do bota quem marcou foi Andrezinho, Herrera e Renato, errando Loco Abreu e Lucas.
A grande final acontece no domingo, com um grande clássico e sem favorito, e será decidido nos detalhes, resta assistir e conferir.

                                                    Rapidinhas do dia :
Grêmio : Luxemburgo já dá treinos para a equipe e planeja o título do Gauchão.

Corinthians: Com o empate do arquirival Palmeiras no jogo de ontem, o timão consolidou a primeira posição do campeonato paulista.

sábado, 11 de fevereiro de 2012

Poupar jogadores : certo ou errado?

Cada ano mais, você certamente vê seu time de coração, poupando jogadores em um jogo do estadual ou menos importante, visando uma competição mais importante. Geralmente é alvo de muitas críticas poupar os titulares para um jogo, um atleta hoje corre mais ou menos, dependendo de sua posição 7kms, para muitos pelo fato do alto salário dos jogadores na sua maioria, por eles serem preparados para aguentar jogar sempre com os treinamentos, eles tem que aguentar isso fácil e mais uma reclamação apareceu recentemente. Um tenista joga campeonatos de 6,7 dias e joga em média 6 partidas, cada uma delas desgastantes, e por exemplo na última final de torneio, Djokovic e Nadal travaram um duelo de 6 horas de partida, ai vai o questionamento, se tenista aguenta 6 horas em um jogo só, porque jogador não pode aguentar 3 horas por semana jogando? ( somando o jogo de quarta e domingo, cada jogo uma hora e meia ).
Mas há quem defenda, que para o bom desempenho, algumas vezes é preciso não escalar o atleta e deixar-lo descansando para algum adversário mais forte, também porque alguns jogadores são mais propícios a ter contusões musculares e ficar fora mais tempo, por isso se roda o elenco com todo mundo tendo oportunidade de jogar. Na maioria das vezes quem mais reclama do calendário são os treinadores, realmente é mal elaborado as datas, se comparado com a Europa há muitos defeitos, podendo ter mais tempo para descansar, por isso os técnicos sempre reclamam que perdem um jogador por lesão ou por cansaço.
E você, é a favor ou contra poupar jogadores?
                                                           
                                                Rapidinha do dia: 
Santos : O alvinegro praiano está perto de fechar uma troca com o Flamengo, aonde mandaria o meio campo Ibson para o mengo e receberia o zagueiro Alex Silva.
Corinthians : Finalmente a confirmação de que Adriano estará na lista de jogadores inscritos da Libertadores, muitos diziam que corria o risco do imperador ficar fora e só jogar o campeonato paulista.


sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Análise do clássico paulista Corinthians x São Paulo

Neste domingo, no estádio do Pacaembu, as 17 horas, acontecerá o clássico Corinthians x São Paulo, jogo de muita tradição e de rivalidade, tendo tudo para ser um jogão pela história e pela tabela, aonde os dois estão empatados na liderança juntos com o Palmeiras, com 14 pontos cada.
O tricolor paulista vem de um jogo muito ruim contra a equipe do Comercial, empatando em casa por 1a1, jogando um futebol muito fraco, sem alternativas, e contando com a estréia de Oswaldo, o time não conseguiu aproveitar as chances e fez apenas um gol com o jovem atacante Willian José. O ponto forte da equipe do técnico Leão para domingo, é o meio de campo contando com muita criatividade com Jadson e Cícero, e com a velocidade de Lucas, e a vontade de ''vingar'' a goleada sofrida ano passado para seu rival, tendo perdido por 5a0. A provável escalação titular é : Denis, João Filipe, Paulo Miranda, Rodolfo, Cortez, Casemiro, Cicero, Maicon, Jadson, Lucas e Willian José.
O timão também teve um empate fraco no último confronto contra o Mogi Mirim, empatando fora de casa 1a1, jogando com um a mais desde o primeiro tempo, jogou um futebol muito devagar e sem querer resolver o jogo logo, foi punido com um gol já no final em uma falha defensiva, o técnico Tite não gostou e já cobrou o grupo de jogadores uma maior atenção no próximo adversário. Resta saber se o alvinegro entrará com o time titular, pois na quarta tem Libertadores, podendo talvez, poupar os atletas no paulista, e tendo como dúvida Liédson, Alex e Emerson, por isso o autor do blog não arriscará uma equipe titular ainda.
Com certeza será daqueles jogos que vão ser decididos nos detalhes, um belo jogo, com grandes jogadores e com grandes jogadas, rivalidade a flor da pele, com time titular ou poupando, clássico é clássico e sempre é eletrizante, vale a pena assistir e conferir.

                                               Rapidinha do dia 
São Paulo : Está a detalhes de fechar contrato com o lateral direito Douglas, atualmente jogador do Goiás. O jogador vem para ser reserva de Piris, que é o único jogador para a posição no elenco.
Corinthians : A ''prisão'' de Adriano no CT parece estar dando resultado, ontem fez 3 gols no coletivo e hoje já foi muito bem denovo, resta saber ao longo do tempo vai continuar a evoluir.

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

A cada vez maior queda de treinadores no Brasil

Se os resultados não aparecem, com certeza o primeiro culpado será o treinador, em partes a culpa merece ser dele, mas não total, principalmente quando não se tem no elenco jogadores capazes de resolver uma partida. É bem verdade que existem alguns times que são mal treinados, sem padrão ofensivo e apresentando falhas terríveis na zaga, mas e quando o treinador, faz a semana direitinho, treinando bem, e chega na hora do jogo os jogadores não obedecem, não conseguem ou não querem fazer o treinador durante semana, o que fazer? Porque não muda o atacante que perde gol, ou o zagueiro que tomou bola nas costas? É muito mais comodo aos dirigentes cair na pressão de alguns torcedores que reclamam da escalação, trocar quem manda do que quem é mandado, e é muito difícil ser treinador, em uma nação aonde todos são ''técnicos'' de futebol, e todos ''entendem'' sobre isso dando sempre seu palpite ou criticando. É a filosofia brasileira sempre ser culpado o técnico, não dando tranquilidade para se trabalhar, porque todos sabem que dois ou três resultados mal seguidos já são fatais. Em 2012 foram mandados embora 22 treinadores, no primeiro mês do ano, a equipe comandada por eles não deve ter feito nem 5,6 partidas, então qual o planejamento dos clubes? O tão falado e anunciado projeto? Na Europa por exemplo, raramente um comandante é demitido no meio da temporada ou até no final, a cultura é outra, a filosofia é outra, uma coisa mais pensada e existe o planejamento total das ações pelo clube, dando a liberdade e paz para se poder fazer o time render o melhor dentro das 4 linhas, por exemplo no nosso país é impossível fazer com o que acontece no Manchester United, aonde Alex Ferguson, já dura no comando ''dos diabos vermelhos'' há 26 anos. No Brasil ainda temos muita coisa para se mudar, uma delas é isso, a cultura sobre treinadores, alguns são demitidos por razão, pela falta de capacidade, mas a maioria não tem tempo de mostrar aos atletas sua forma de agir e pensar e já são mandados embora ou vivem sobre pressão, sendo quase impossível o trabalho render na corda bamba, principalmente em time grandes aonde existe jogadores que acham que podem mandar mais ou por dirigentes sempre ameaçando.

domingo, 29 de janeiro de 2012

O números de estrangeiros na Itália e Inglaterra

Gráfico mostrando os dois países como os que mais gastam em transfêrencias.
O campeonato Italiano e Inglês, são dois belos torneios, com equipes grandes, jogadores de primeiro escalão no futebol mundial, mas existe um grave defeito nos dois : O número de jogadores estrangeiros nos times. A explicação é uma só, tanto na Itália ou na Inglaterra os clubes contratam muitos jogadores de outros países, as vezes até revelações, e sabe no que isso atrapalha? Categorias de base, quanto mais contratam jogadores, menos se revela, menos se forma jogadores bons feitos no seu próprio pais, e isso se reflete nas duas seleções principais, aonde o processo de renovação que tem que ser feito, está cada vez pior, com poucas opções de jogadores novos e que joguem bem. Para mostrar melhor, os dados mostram quantos jogadores de sua própria nacionalidade jogam nos melhores times do seu respectivo país ( base feita no time constantemente titular ) :
Itália :
Milan : 2 jogadores italianos na equipe titular
Inter de Milão: 1 jogador italiano na equipe titular
Juventus 4 jogadores italianos na equipe titular
Inglaterra : 
Manchester United : 1 inglês atuando no time titular
Manchester City : 3 ingleses atuando no time titular
Chelsea : 3 ingleses atuando no time titular
Arsenal : 1 inglês atuando no time titular 

Isso mostra que as equipes desses dois centros, conseguem formar grandes times, mas quase sem nenhum jogador nascido na sua nação, o clube nesses dados mostrados que mais tem jogadores de sua nacionalidade no time titular é a Juventus com 4 italianos, só para fazer uma rápida comparação, o Barcelona campeão do mundo, hoje existem 8 espanhóis ocupando vaga no principal time. Esta claro que essas duas potências precisam revelar mais e parar de contratar tantos jogadores, por isso existe já algumas regras sobre uso de jogador estrangeiro, e essa semana ainda houve críticas do Presidente da UEFA Michel Platini a essa situação, mas ainda sim, o número de atletas de fora é absurdo e precisa ser melhor controlado para não ''acabar'' com as seleções nacionais.

                                                Rapidinhas do dia :

D'Alessandro : O Inter conseguiu segurar o craque, que tinha proposta de um clube chinês por um caminhão de dinheiro, mas o colorado aumento seu salário e o manteve em seu elenco para 2012.

Kaká : O craque brasileiro parece estar retornando ao caminho do bom futebol, já vem a 3 jogos como titular do Real, jogando bem, e ontem marcou um gol na vitória do clube merengue. 

sábado, 28 de janeiro de 2012

A polarização do Campeonato Espanhol

O Campeonato nacional da atual seleção campeã mundial e do atual campeão mundial de clubes, tem na sua liga grandes estrelas do futebol mundial e talvez o maior clássico hoje do mundo, mas o torneio não é tao forte como parece. Com o Real Madrid e Barcelona investindo pesado e montando grandes times, fica díficil para qualquer time chegar no nível de jogo dos dois, fazendo com que ''la liga'' como é chamada na Espanha, tenha apenas dois concorrentes ao título, e algumas vezes até fazendo com que o terceiro colocado seja considerado ''campeão'' também. Mas Porque isso acontece? Entre outras coisas, há uma grande reclamação no país que os dois grandes ganham muito dinheiro e o dinheiro é mal repartido entre as equipes, para explicar melhor, vou apresentar dados de quanto algumas equipes ganharam na temporada 2010/2011 de Cota de televisão, foi distribuído 602,2 milhões de Euros para todas as 20 equipesanalisem os 7 primeiros e vejam a diferença : 
1 Real Madrid 140.000.000 €  
2 Barcelona 140.000.000 €
3 Atl. Madrid 42.000.000 €
4 Valencia 42.000.000 €
5 Villarreal 25.000.000 €
6 Sevilha 24.000.000 €
7 Getafe 18.000.000 € 
Juntos Real e Barça levam 280 milhões, dá em torno de 47% do total, faturamento de 98 milhões a mais comparado com o terceiro colocado, somando os outros 4 da lista da 151 milhões de euros, sobrando 171,2 milhões para ser divido entre 13 outras equipes, isso só prova que mesmo os dois dando audiência no mundo inteiro, o dinheiro não é bem dividido, permite com que os orçamentos dos dois primeiros, seja várias vezes maiores que dos menores, podendo assim contratar mais jogadores de peso. Esse contrato que está em vigor de cota de televisão vai até 2014, dirigentes de outros clubes já dão entrevistas falando em ''brigar'' e não aceitar mais todo essa diferença de números e valores. Resta apenas esperar, mas é muito difícil que haja uma mudança muito grande, e que algum time consiga ameaçar o ''Campeonato de dois times''.


Rapidinha do dia: esse espaço será sempre no fim do blog e trará algumas notícias do dia. Vamos as notícias de hoje :
Nilmar :  está muito próximo do acerto com o São Paulo, seu agente está confiante no acerto na segunda. 
Luis Fabiano : A segunda notícia também envolve o tricolor paulista, o atacante desencantou no jogo de hoje contra São Caetano, mas sofreu uma contusão muscular e pode ficar um bom tempo parado.

A novela Montillo

Logo após o termino do Campeonato Brasileiro de 2011, com o Corinthians sendo campeão, e o Cruzeiro fazendo uma campanha fraca, mas com Montillo jogando muito bem, surgiu o interesse na contratação do meia. O time de Belo Horizonte pediu inicialmente 15 milhões de dólares, com seu ex presidente Zezé Perella, que deixou o cargo em 2012, mas agora seu novo presidente Gilvan de Pinho Tavares logo quando assumiu declarou que ''Montillo é inegociável''. O Corinthians ofereceu inicialmente 18,5 milhões e um salário de 500 mil, o jogador ficou muito mexido com esse salário alto, e pediu uma valorização no seu atual clube para permanecer, o que foi prometido para ele, através de uma parceria que pagaria seu salário maior, então a novela esfriou, uma semana atrás até apareceu que o timão havia desistido de contar com o atleta em seu elenco, mas notícias desde ontem surgiram com uma possível transferência, apareceu na mídia, que a proposta aumentou de 18,5 milhões para 22,5 milhões, e que o jogador foi até São Paulo na quarta, sem o conhecimento do Cruzeiro, para negociar novamente sua transferência. Claramente o craque quer vir jogar a Libertadores e ganhar um salário quase o triplo do que ele recebe agora, resta saber se o clube de Minas vai aceitar a nova proposta, até porque precisa de dinheiro, ou manter o jogador mesmo sem a vontade dele.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Análise dos times brasileiros na Libertadores

A libertadores vem ai, é bem verdade que já começou para dois times importantes do futebol brasileiro, Flamengo e Internacional já jogaram pela pré-libertadores, partida que é uma repescagem para a competição continental. O Flamengo perdeu o primeiro jogo na Bolívia, precisa de uma vitória simples em casa, no jogo da volta, se passar pelo Real Potosí garante vaga no grupo 2, ao lado de Emelec-EQ, Lanús-ARG e Olimpia-PAR, grupo que da facilmente da para se complicar, mas com o clima ficando melhor entre Ronaldinho e Luxemburgo, e o reforço de Vagner Love deve passar, mas não tem um time muito forte para chegar nas finais. O Inter que venceu seu jogo contra o Once Caldas em seu estádio Beira-Rio, decidirá a vaga na Colômbia podendo perder por ate um gol de diferença, tem mais chances de passar que o Flamengo, se passar pega o grupo 1, composto por Juan Aurich-PERU, The Strongest-BOL e Santos-BR, se reforçou pouco, mas tem um ótimo time e excelente condinções de brigar la na frente, por enquanto grupo teoricamente fácil tirando o alvinergro da Vila Belmiro. Por falar em Santos, o atual campeão do torneio, está garantido no grupo que pode ser do Inter ou Once Caldas, seu primeiro jogo é contra The Strongest na Bolívia, deve passar fácil pelo grupo, mesmo sem se reforçar manteve uma base ganhadora do título em 2011, tem tudo para chegar, e com Neymar inspirado ganha de qualquer um. O Corinthians campeão brasileiro 2011, tem como maior trunfo manter a base do título, por manter seu entrosamento, o que pode atrapalhar o timão é a pressão por nunca ter ganhado uma libertadores, está no grupo 6, tendo como adversários Cruz Azul-MEX, Deportivo Táchira-VEN, Nacional-PAR, um grupo bem ''chatinho'', mas a equipe do técnico Tite tem tudo para passar e chegar longe. O Fluminense vem forte, contratando Wagner, Thiago Neves, mantendo Rafael Sobis, Fred e outros, o que pesa contra é não ter tradição em libertadores, mesmo tendo chegado a uma final já, está no grupo 4, enfrentando o sempre temido Boca Juniors-ARG, Zamora-VEN e o vencedor da repescagem de Arsenal-ARG e Sport Huancayo-PERU, deve passar fácil e lutar por coisas maiores na competição. Por último o atual campeão da Copa do Brasil e vice do brasileirão, o Vasco não fez nenhuma contratação de peso, mas manteve jogadores importantes como Dedé, Diego Souza e tem um time bem montado e experiente, está no grupo 5, o trem bala da colina pega na primeira fase Alianza Lima-PERU, Nacional-URU, e o vencedor da repescagem entre Libertad-PAR e El Nacional-EQU, tem um grupo complicado, mas deve passar e pode chegar até mais alto. A libertadores tem tudo para ser vencida por um time brasileiro denovo, como aconteceu em 2010 e 2011, ou pelo menos ter um time na final, como acontece desde 2005, a opinião do autor do blog é que os favoritos são Inter, Fluminense, Santos e Corinthians, e a sua? Quem você acha que chega ao título ou final?

Os ''camarões'' do Felipão

Após uma fraca campanha em 2011, perdendo o paulista para seu maior rival, saindo da Copa do Brasil contra o Coritiba, tendo tomado uma goleada de 6a0 no jogo de ida na na casa do adversário, uma clima ruim no vestiário, perdendo Kleber seu principal jogador, brigas entre dirigentes e jogadores, e a fraca campanha no Brasileirão, fizeram com que Felipão reclamasse publicamente sobre o elenco fraco que ele tinha, querendo que a diretoria se mexesse e contratasse ''Camarões'' ( querendo dizer que queria jogadores de nome, que chegam, vestem a camisa e jogam ), 2012 chegou e com ele vieram as contratações de Daniel Carvalho que já é veterano e estava no Atlético MG, Juninho, jovem jogador que veio do Figueirense, Adalberto Román, zagueiro argentino contratado junto ao River Plate e Hernán Barcos, centroavante ex-LDU, 4 bons nomes, um lateral esquerdo, um zagueiro, um meia esquerda e um centroavante, mas ainda deixa muito a desejar em questão de elenco, pois o Palmeiras precisava de mais jogadores para ter mais opções, a diretoria sabe que poderia ter dado mais para o treinador, que esse ano parece não estar afim de criticar o time e sim tentar ajustar com as peças fornecidas. As armas do time serão a bola parada do volante Marcos Assunção, levando perigo a qualquer falta, Valdívia estando bem fisicamente sabe jogar muito bem, a velocidade de Maikon Leite quando entra na partida e a confiança depositada em Hernán Barcos para fazer os gols que o time precisa, um provável time titular será : Deola, Cicinho, Henrique, Adalberto Román e Juninho; Marcio Araujo, Marcos Assunção, Valdivia, Daniel Carvalho, Luan e Hernán Barcos, um bom time, mas sem muitas peças de reposição a altura, mas será que esse é o time de ''camarões'' que o Felipão queria? Veremos até aonde esse time pode chegar.

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

A crise no Flamengo

A crise no Flamengo parece não ter fim, primeiro o clube não conseguiu segurar um dos seus principais nomes do time, Thiago neves, perdendo ele pro seu rival Fluminense. Depois não paga os salários de vários jogadores do elenco a vários meses, gerando brigas com diretores, e declarações criticando o jeito que está sendo conduzido o caso. Alex Silva nem viajou para a Bolívia para o jogo da pré-libertadores e será negociado, Ronaldinho coloco um novo prazo para o acerto do seus salários, que gira em torno de 3,8 milhões, Deivid não recebe direito de imagem a 18 meses, só isso já seria uma enorme crise, mas para completar ainda tem a briga de cachorro grande Luxemburgo x Ronaldinho. Luxemburgo não gosto do episódio ocorrido em Londrina, na preparação da pré temporada, ter encontrado uma mulher no quarto do jogador, que se defende falando que errou o andar e por isso foi encontrado com a moça. Ronaldinho não gostou de algumas atitudes do treinador desde do ano passado e teria recebido a garantia da presidente Patrícia Amorim de que na volta do jogo na Bolívia, ''ganharia''a disputa, com a demissão do técnico. Para amenizar um pouco a crise, o clube fecho com o Vagner Love, jogador contratado junto ao CSKA da Russia, que acertou ate dezembro de 2014, belo reforço, mas o maior reforço do Flamengo será se o clima voltar a ser bom entre diretoria, comissão técnica e jogadores, conseguir pagar os tão esperados salários atrasados e conseguir vencer o Real Potosi pelo jogo de volta da pré-libertadores.

Mata mata x pontos corridos

Existe uma grande discussão sobre o que é melhor sistema para um campeonato, pontos corridos ou mata-mata? Finais emocionantes ou regularidade? Existem os argumentos a favor e os contras nos dois jeitos de disputa. Há quem ache injusto um time fica em 8º e no final conseguir ser campeão graças a competência no mata-mata, como por exemplo o Santos em 2002, campeão brasileiro ficando em 8º na tabela de classificação, não beneficiar o time de melhor campanha durante o campeonato, em compensação também muita gente acha mais emocionante e que as grandes finais ajudam ainda mais para o campeonato ficar mais bonito, e acha que a competência na finais é um mérito maior. Os de pontos corridos beneficia o time mais regular durante o campeonato e ajuda aos times mais organizados, com mais elencos, conseguirem sempre se manter no topo da tabela, com estrutura e planejamento, mas esse sistema nos últimos anos (menos 2011, com os clássicos na ultima rodada) vinha causando polemica por times que estão no meio da tabela, sem perspectiva nenhuma de classificação pra libertadores ou titulo, entregarem os jogos para algum time que estava brigando diretamente com o seu rival, já demonstrando também que depois de um certo tempo poucos times ainda tem interesse no campeonato, talvez ate polarizando as disputas entre 4 e 3 times. A opinião do autor do blog é que o melhor sistema é pontos corridos, beneficia o planejamento de elenco e a campanha durante todo o campeonato, e que a cada ano fica mais emocionante, e a sua? Qual sistema você prefere?

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Barcelona uma conduta a ser seguida

Qual o grande segredo do Barcelona ter esse tempo todo de hegemonia? Talvez a explicação vá alem de palavras e sim de atitudes, mas o trunfo da melhor equipe do mundo, muitas pessoas acham que é só ter Messi, Xavi, Puyol, entre outros, mas também é conseguir ter uma variação tática pouco vista, um método de jogo claro e eficiente, sempre buscando o melhor futebol, guardada as devidas proporções é um time que lembra muito o carrossel holandês finalista da copa de 1974 e 1978, ambas vices, mais que impressionava pelo jeito revolucionário de ser jogar futebol, com movimentação o tempo todo, passes bem acelerados, e talvez dali surgiu mesmo o jeito do Barcelona jogar, por um simples motivo, Johan Cruijff capitão e principal jogador daquela seleção, jogou no Barcelona de 1973 a 1978, e foi treinador campeão da Champions League em 1992, e ainda ocupa um cargo político no clube. Deixou alguns legados na sua grande passagem como técnico e agora diretor, entre outros pensamentos do craque, é que o jogador tinha que ser formado na base para ele crescer com a vontade de jogar nesse clube e amar essa camisa desde pequeno, ele já se acostumar ao ambiente do clube e ao modo de jogo, por isso hoje o Barcelona, está entre os times que mais revelam, só um exemplo, do time que jogou a final da ultima Champions contra o Manchester, eram 8 jogadores revelados na base, e deixou um legado ainda maior, ele sempre disse que o Barcelona tem que jogar futebol, com passes rápidos, posse de bola, envolver o adversário, movimentação o tempo todo, sempre seguir um padrão de jogo, e quanto maior a posse, menor o risco do adversário ter a bola e consequentemente levar perigo ao time lá trás, basta lembrar que nos últimos 4 anos, em todos os jogos disputado, a posse de bola foi maior que a do adversário. Uma coisa muito importante é que os times inferiores do Barça, jogam tudo da mesma maneira do time principal, desse jeito os jogadores chegam pronto ao profissional, não precisam se adaptar, e no barça se lançam jogadores jovens a todo tempo no profissional, só nos últimos anos foi lançado o atual tri ganhador de melhor jogador do mundo Messi, Iniesta, Xavi, Pique, Puyol, Busquest, entre outros, tudo jogador de seleção e que já ganharam tudo juntos. O exemplo do barça é um exemplo que deveria ser seguido, eles tem uma psicologia muito grande e forma o jogador pouco a pouco, é uma coisa organizada, bem trabalhada, pensada. Enquanto alguns times gastam caminhões de dinheiro todo ano para contratar jogadores bons, o Barcelona gasta muito menos nos times de bases e sempre oferece uma busca de jogadores que ao longo do tempo se tornam do nível de melhores do mundo na sua posição, que seguem no clube ao um longo tempo, não sendo revelados e vendidos, sempre ajudando e formando no time profissional para manter de uma temporada para outra quase que 100% da base do time e os reservas imediatos, contratando algumas uma ou outra peças boas, pela não necessidade de buscar no mercado jogadores que estão disponíveis na base, alguns exemplos como Fábregas e David Villa nas duas ultimas temporadas, vieram mas foram jogadores pensados, tornando o time a cada ano mais entrosado, fazendo a tática do Barcelona ser sólida, estruturada e bem definida para todos, o time abafa o adversário não deixando jogar, e quando tem a bola trabalha, trabalha, pensa o jogo, não se desespera em nenhum momento do jogo, ate achar a melhor oportunidade para entrar e marcar o gol. Ver o jogo do Barcelona é ver uma aula de como se jogar futebol, e para quem enxerga melhor futebol, e conhece futsal, sabe que tem muito futsal no jogo do barça, como por exemplo a dinâmica, a proximidade um com outro para tabelar, a movimentação, a rodagem, a marcação pressão, dribles curtos, entre outras coisas, e o futsal só tem a ajudar no futebol de campo, e esse time do barça joga praticamente um futsal adaptado ao futebol de campo. A tendência é o domínio de títulos continuar aumentando ao longo dos anos, pelo futebol, pelos jogadores, pela conduta de pensamento seguida, e por outras equipes não conseguirem acompanhar e seguir o exemplo, de ser fazer o jogador em ''casa'' e não precisar gastar milhões em outros, e sempre jogando futebol ao mais alto nível de objetivo e determinação tática, veremos nos próximos anos aonde esse time pode chegar, o mundo dá voltas, as vezes a hegemonia, mas uma certeza é que esse time anda fazendo história pela filosofia e está no hall dos grandes times da história, com certeza pra quem for mais novo vai falar pros seus filhos que viu Messi e cia jogar, e vai sobrar fotos e vídeos dessa época, enquanto isso vamos curtindo e apreciando cada dia mais, cada jogo mais esse time, que para mim até hoje é o melhor que eu já vi jogar.

Copa São Paulo e Categorias de base

Amanha chega ao final a 43ª edição da Copa São Paulo de Futebol Junior. A final será entre as equipes de Corinthians e Fluminense, que por acaso são os dois maiores ganhadores desse torneio, disputado no começo por atletas até 20 anos e agora a alguns anos disputado por atletas de até 18 anos. Corinthians tem o maior número de títulos, tendo ganhado até hoje 7 copinhas, com 15 finais disputadas, e tem uma certa vantagem nessa final sendo levado em conta os números, tem a melhor defesa tendo tomado apenas um gol, e o melhor ataque fazendo 28 gols, invicto, e ainda tem um ingrediente a mais na motivação da garotada corinthiana, o técnico da equipe principal do Corinthians, Tite, estará no Pacaembu vendo o jogo de perto e podendo aproveitar boas peças no time de cima. O Fluminense tem por sua vez 5 títulos de copinha, mas não ganha esse torneio há 22 anos, está entalado o grito de é campeão, a campanha do fluminense foi de 22 gols feitos até agora, 7 gols tomados, o grande trunfo do Fluminense foi ter crescido na reta final da competição e ter jogadores muito habilidosos e inteligentes. O jogo vai ser de dois times com tradição na base, e promete ser um grande jogo, sendo decidido nos detalhes. Mas agora comentando sobre a copinha em geral, mostrou alguns times muito bem montados como o Santos, Desportivo Brasil, Coritiba, Atlético Paraense, Palmeiras, e algumas decepções como o Flamengo, São Paulo, Botafogo e Vasco, mas tem a seguinte questão também, o que será que está acontecendo com o futebol brasileiro? Existem times muito bons mesmo, times bem definidos taticamente, mas aonde foi aquela alegria que sempre existiu nos times brasileiros, principalmente garotos? Hoje na base mais vale um jogador físico, do que um jogador driblador, que joga com alegria, hoje treinadores querem jogadores fortes e altos, com objetivo de ganhar títulos nas categorias de base, mas sendo que o maior objetivo tinha que ser o bom treinamento técnico e tático para que o atleta possa subir de categoria sempre evoluindo, mas os treinadores querem sempre querem só resultados, culpa dos dirigentes também que se não vem resultados mandam embora e acabam com o projeto, podemos ver por exemplo que contasse nos dedos jogadores que são muito técnicos e jogam nos times grande, o mais conhecido talvez seja o Victor Andrade do Santos. A falta de treinamento desde cedo é demonstrada por ver jogos da copinha aonde existem times, até grandes, em que um lateral chega na linha de fundo e na hora de cruzar a bola para a área não sabe por ela alta para o atacante, um meia e um volante erram passes bobos, atacantes que chegam na cara do goleiro não sabem como fazer um gol, hoje em dia para se destacar na base é só saber correr o jogo inteiro, fazer passes bons e chutar bem ao gol, é muito pouco ainda. É evidente que no país do futebol aonde toda rua tem sua turminha jogando, poderia ter jogadores melhores, precisamos retomar ao tempo de o Brasil ser o país do futebol e jogar com toda aquela ''ousadia e alegria'' que fomos os melhores do mundo por tanto tempo.